quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia da Apicultura - Harton Sacramento - 03/10/12

Este é o dia visto pelo aluno Harton Carlos Sacramento da turma TRFA do 2º ano:


No passado dia 3 de outubro de 2012 a turma do TRFA 2º ano juntamente com o professor Cristóvão Oliveira fizemos uma extração de Mel.
Tinha  como objetivo não  só  a  extração desse  liquido precioso  como  também para nós, os  alunos, termos  uma  noção de  perto como  funciona o mundo das abelhas e saber como se extrai o referido liquido.
Primeiramente tivemos uma palestra para conhecer os  materiais e as suas finalidades para podermos lidar no habitat das  abelhas.
Em seguida mão a obra...

Apos a retirada das colmeias deixamos as  coisas dentro da  casa apícola.
Logo apos o almoço voltamos ao trabalho; é preciso tirar o mel dos quadros. 
Começa-se por desopercular (destapar) os alvéolos para que o mel escorra do favo,uma tarefa que foi  iniciada pelo professor e executada juntamente com os alunos.
De seguida os quadros são colocados no extractor, que pelo simples movimento de centrifugação, extrai o mel do interior dos favos, passando pelo processo de decantação para separar/limpar a cera, abelhas e outros elementos estranhos ao mel, que depois são armazenado para ser  todos reciclados.
Por último, uma ou duas semanas depois começa-se o embalamento do mel, para as embalagens de acordo com a preferência do consumidor.
Foi uma ótima experiencia para  mim, 
poder conhecer de  perto todas as etapas de  como se extrai o  mel  e  
conhecer umas  das  grandes  potencialidades que a  floresta nos  oferece.

Harton